17 October 2009

Happy Diwali!


Hoje na religiao Hindu, por todo o Mundo comemora-se o Diwali, o Festival da Luz... Acendem-se velas por todo o lado...

Este dia é principalmente apreciado pelas criancas, ja que envolve fogos de artificio, dancas e doces.

Várias lendas estão associadas ao Diwali, estando as mais importantes ligadas a deusa Lakshmi (deusa da fortuna) e outras ligadas ao "Lord Rama", mas todas estão ligadas ao triunfo do Bem sobre o Mal e derrota dos monstros que queriam destruir a Humanidade. (já parece os filmes!)

Para muitos hindus o Diwali é o baile do Rei Rama de Ayodhya, que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama por iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi.
O Diwali é tambem o dia da passagem de ano no calendário Hindu que se rege pela Lua.

Para muitos Indianos, principalmente para os Gujurat, o festival Honra Lakshmi, deusa da Fortuna. Muitos são aqueles que rezam a deusa a pedir prosperidade financeira. É tradição construir altares a deusa e decorar com moedas de prata e imagens de prosperidade financeira como carros e casas.

Estando eu a trabalhar no meio de Indianos, hoje tambem eu celebrei o Diwali e ja me fartei de comer doces e até assistir a cerimónias de culto a deusa... Só faltava mesmo o traje!!!




No comments: